Quando a gente pensa que sabe todas as respostas,vem a vida e muda as perguntas

08
Out 12

Os problemas das democracias atuais não se circunscrevem às suas tradicionais formas de representação. E a crise que as percorre está longe de se limitar aos titulares dessas formas. Como recentemente assinalava Francisco Assis no jornal Público o que se passa tem a ver com uma crise do próprio sentido da ação coletiva. E a desesperança que se instalou em muito de nós quanto à construção de um futuro mais promissor desafia-nos a que nos interroguemos se fazemos tudo quanto devemos para contribuir de modo a que as coisas sejam diferentes.

É, por essa razão, que considero um simplismo redutor atribuir a degradação da participação e debate sobre a coisa pública aos partidos políticos. E aos modos como estes garantem a mediação e representação política dos cidadãos. Não porque não seja verdade que têm responsabilidades nessa situação. O que não é verdade é que essa degradação seja um exclusivo dos partidos políticos. Os problemas do espaço público são bem mais vastos. E se os não compreendermos estaremos fatalmente prisioneiros de alibis simplistas e demagógicos em que a culpa é sempre dos políticos.

A democracia não é uma pertença exclusiva dos partidos políticos e dos seus atores. A construção do espaço público não é sua reserva. Outros intermediários operam no espaço público mediando os factos e condicionando, no modo como os medeiam, a própria opinião pública. É o caso da comunicação social.

As manifestações a que recentemente o País assistiu não teriam o impacto que tiveram se as televisões as não tivessem transmitido em direto. E em certa medida se as não tivessem promovido e publicitado mesmo antes de ocorrerem. Esta espetacularização do protesto público acrescenta— lhe novos valores ampliando o protesto e levando – o a territórios antes ignorados. O protesto deixou de ser apenas noticia para passar a ser reportagem em direto.

A simpatia com que este tipo de ocorrências é recebida não é necessariamente uma coisa boa. A tirania dos meios de comunicação social não é uma virtualidade para as democracias. A democracia em direto e nas ruas não é necessariamente uma vantagem para a ação cívica. Independentemente da maior ou menor simpatia pelos protestos não se pode ignorar a ampliação que deles é feita pela comunicação social. O que leva a que uma manifestação seja como um jogo de futebol. O que duram é bem menos do que produzem em dezenas de horas de transmissão televisiva. O efeito é devastador. Porque tal como no futebol a sobreinformação é um modo de condicionar a opinião sobre a realidade. E ao fazê-lo, em certa medida, confisca a liberdade. A liberdade de se pensar que se muda um governo ou o rumo de um país à margem dos mecanismos políticos ou constitucionais.

 

Publicado na edição de 5 de Outubro do Primeiro de Janeiro

publicado por José Manuel Constantino às 10:50

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Outubro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
13

14
15
16
20

21
23
24
25
27

28
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Autor: JOSÉ MANUEL CONSTANTINO
pesquisar
 
blogs SAPO