Quando a gente pensa que sabe todas as respostas,vem a vida e muda as perguntas

08
Fev 13

Num momento particularmente difícil da vida do país e dos portugueses o que  no espaço público se escreve ou se diz, deve merecer cuidada ponderação. O grau de tolerância é menor e tudo quanto seja sentido como menos respeitador da vida das pessoas é facilmente inflacionado e fruto de polémicas. Certo tipo de afirmações corre o risco de provocar danos que estão para além dos propósitos dos seus autores. E, por isso, todo o cuidado é pouco

Fernando Ulrich, banqueiro, é um ex-jornalista. Em bom rigor não sei se se pode dizer deste modo, mas pelo menos é alguém que durante alguns anos escreveu nos jornais. Tem sobre muitos outros a experiência de comunicar. E é uma pessoa com experiencia de vida. Estranha-se, por isso, que, com um hábito que começa a ser preocupante, decida dizer o que lhe vai na alma, num tom e num registo que suscita inúmeras polémicas.

Para se defender uma causa não é preciso ser grosso. Não é preciso colocar um ar grave, sisudo e zangado com receio de que o efeito do que se diz não seja alcançado. Ser rico e estar bem na vida não permite tudo. Nem outorga uma espécie de superioridade moral sobre os outros. A dignidade e o respeito humanos são equivalentes para todas as pessoas independentemente do seu estatuto social.

É óbvio que Fernando Ulrich é livre de dizer o que pensa e do modo que entende melhor. Mas talvez não fosse pura perda de tempo refletir se o tom altivo e sobranceiro que habitualmente utiliza é compatível com as funções e responsabilidades sociais que tem, ainda que no domínio da uma atividade privada como é a sua ação de banqueiro. O modo como se dirigiu aos deputados, que dispõem de uma legitimidade e representatividade públicas que ele não reúne, deveria ser fator de respeito. E não foi. E o ar displicente e de suposta superioridade com que fala da sua formação é mais próprio de quem julga que não tem satisfações a dar do que faz e do que diz. Mas tem. E não é o facto de exercer uma atividade privada que o iliba dessa responsabilidade. Bastaria que se lembrasse que ao invocar a sua formação como católico cria uma responsabilidade social e cívica conforme a doutrina que invoca. Ou não?

 

Publicado na edição de hoje do Primeiro de Janeiro

publicado por José Manuel Constantino às 09:59

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Fevereiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Autor: JOSÉ MANUEL CONSTANTINO
pesquisar
 
blogs SAPO